A Be8 e o Banco do Brasil formalizaram, durante a COP30, um Protocolo de Intenções para avançar em estudos que permitam substituir o diesel utilizado nos grupos geradores da instituição pelo biocombustível Be8 BeVant®. A parceria inaugura uma fase de cooperação técnica e institucional entre as duas organizações, que agora iniciarão análises de compatibilidade operacional, financeira, regulatória e jurídica, considerando a diversidade de geradores instalados e o potencial de oferta futura do combustível renovável.
O Vice-Presidente de Atacado do Banco do Brasil, Francisco Lassalvia, ressaltou a relevância da iniciativa para a agenda de sustentabilidade do Banco. “Como instituição financeira mais sustentável do mundo, buscamos continuamente soluções inovadoras que reforcem a nossa agenda de descarbonização”, afirmou. Ele destacou ainda que “a parceria com a Be8 representa mais um passo concreto nessa trajetória, ao explorar um biocombustível que pode acelerar a transição energética do Banco do Brasil. Estamos comprometidos em ampliar o uso de fontes limpas e elevar o padrão de sustentabilidade das nossas operações”.
O Presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, reforçou a importância do movimento para a transição energética no curto prazo. “É muito importante estarmos juntos com o Banco do Brasil, que é uma referência no segmento financeiro global e com comprometimento com a sustentabilidade, com esta solução pronta e que permite que a instituição cumpra seus compromissos de descarbonização no curto prazo”, destacou. Ele complementou afirmando que “o Be8 BeVant® é uma solução de alta performance e pronta para cumprir essa missão de descarbonização. Esta é uma entrega prática da COP30 e as Conferências das Nações Unidas devem promover as ações efetivas para cumprir as metas de descarbonização”.