Num país de longas distâncias como o Brasil, viajar de um estado a outro significa percorrer centenas de quilômetros, até milhares. E longas distâncias impõem grandes emissões de carbono.
Em 2024, o volume de gases emitidos pelas atividades de transporte de carga e de passageiros representou 11% das emissões totais do Brasil, o equivalente a 230 milhões de toneladas de CO2. Os dados foram divulgados recentemente pelo Observatório do Clima.
Para mudar essa realidade, a principal solução é substituir os combustíveis fósseis que ônibus, carros, caminhões e aviões utilizam, por opções mais limpas. E essa é uma das principais missões da fabricante de biocombustíveis Be8.
Para fortalecer esta missão, a empresa, sediada no Rio Grande do Sul, colocou nas estradas a iniciativa “Rota Sustentável COP30”. Dois caminhões e dois ônibus Mercedes-Benz, parceira do projeto, saíram da sede da Be8 em Passo Fundo (RS) rumo a Belém, sede da COP30. A rota de mais de 4 mil quilômetros foi percorrida com os veículos abastecidos com um novo combustível renovável da companhia, o Be8 BeVant.
O novo biocombustível, um metil éster bidestilado resultante de um processo que gera ganhos de qualidade e de desempenho, tem maior teor de éster e reduz cerca de 50% as emissões de CO2, em até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. O potencial de redução de emissões de CO2 do tanque à roda é de até 99%, comparado ao diesel de origem fóssil.
Atualmente, a legislação brasileira define que o diesel seja comercializado com uma mistura de 15% de biodiesel. O Be8 BeVant, no entanto, pode ser usado 100% puro, diretamente em motores a diesel comum, sem qualquer adaptação técnica, o que permite às empresas que realizem seus compromissos de redução de emissões em prazos mais curtos.
Na fabricação do produto, lançado em 2024, a Be8 utiliza óleos vegetais em geral, como soja, dendê, algodão e girassol, gorduras animais e óleo de cozinha reciclado.
Viagem sustentável
Para Camilo Adas, diretor de transição energética e relações institucionais da Be8, o projeto superou as expectativas da empresa. Os caminhões e ônibus chegaram a Belém no dia 5 de novembro, após 16 dias de viagem. “Foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização. Os quatro veículos mostraram o alto nível tecnológico da marca Mercedes-Benz em performance e conforto”, diz o executivo.
Para ele, o objetivo de demonstrar o Be8 BeVant como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto por que passaram. “O resultado oficial ainda será publicado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, uma auditoria independente”, diz Adas. “Mas já sabemos, por dados preliminares dos controles do painel dos veículos, que eles estão muito próximos dos de nossas pesquisas.”
Eles mostram uma redução de cerca de 65% na emissão de gases de efeito estufa, com um desempenho bastante adequado (avaliação do poço à roda). “Os veículos vieram rodando juntos e tiveram uma ótima performance”, conta Adas. “A Be8 oferece, de forma economicamente viável, um produto que pode ser usado em qualquer ônibus ou caminhão com motor a diesel, sem nenhum tipo de modificação, representando um resultado imediato para o meio ambiente. Isso vai ficar bem nítido na COP 30, mostrando ao mundo do que o Brasil é capaz.”
Para garantir uma comparação de emissões correta, os caminhões da iniciativa foram preenchidos com 20 toneladas de alimentos que foram doados para comunidades em situação de vulnerabilidade no Pará.
“O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de comunicação e relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
Para Erasmo Carlos Batistella, presidente da Be8, o Rota Sustentável COP30 foi um projeto inédito de alcance nacional que conecta inovação, ciência e sustentabilidade. “Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais, acessíveis e entrega imediata de descarbonização”, diz.
Integrante da holding ECB Group, a Be8 tem capacidade de produzir 1,4 milhoes de litros de biodiesel por ano. Além de sua sede na cidade gaúcha de Passo Fundo, a produção de biocombustíveis ocorre também em instalações da empresa em Paraná, Mato Grosso, Piauí, Pará, assim como no Paraguai e na Suíça.
Durante a COP30, em Belém, a parceria entre a Be8 e da Mercedes-Benz do Brasil estará na Green Zone, com um estande com mais informações sobre o Be8 BeVant, a exposição do modelo Actros Evolution 2553 6×2 semelhante ao utilizado na Rota Sustentável COP30 e mais detalhes sobre o projeto.
Fonte: Reset