Sobre o projeto
Diário de bordo
Diário em fotos e vídeos
Be8 BeVant
Nossa frota

Lula mira exportar biocombustíveis

Lula mira exportar biocombustíveis
Compartilhe:
Compartilhar no Linkedin

A Be8 e a Mercedes-Benz conduziram hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, uma parada histórica da Rota Sustentável COP30 — com ampla visibilidade para a pauta de exportação de combustíveis renováveis do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a vocação brasileira em liderar pelo exemplo a transição energética e reafirmou a qualidade dos biocombustíveis nacionais. “Quem sabe a gente possa exportar isso aqui para o mundo. Quem sabe a gente importa caminhão e exporta [biocombustível] para a Alemanha”, disse Lula durante o evento.

Idealizada pela Be8, maior produtora de biodiesel do Brasil, em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, a Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade, mostrando na prática como os biocombustíveis podem reduzir emissões imediatamente, sem necessidade de grandes investimentos ou mudanças estruturais. Os caminhões e ônibus movidos a Be8 BeVant® — novo biocombustível 100% renovável produzido no Brasil — e a biodiesel B15, vão percorrer 4.000 km desde Passo Fundo (RS) até Belém (PA), sede da COP 30.

O Instituto Mauá de Tecnologia, amplamente reconhecido no Brasil, ficará responsável por acompanhar e auditar o procedimento de cálculo e o método de ensaio do consumo dos veículos envolvidos na Rota Sustentável COP 30.

“Hoje é um dia muito importante para a Be8, porque aqui em Brasília nós fizemos uma parada da caravana sustentável rumo à COP30 e demonstramos o nosso compromisso com o tema da sustentabilidade”, disse Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8. Ele pediu ao presidente o apoio, junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e à Apex Brasil para colocar os biocombustíveis como uma pauta de exportação para o Brasil. O presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Denis Güven, também participou do evento na capital do país.

Nova Indústria Brasil

Para o vice-presidente e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, a Rota é “um exemplo da nossa Nova Indústria Brasil (NIB): inovadora, competitiva e sustentável. Parabéns a todos que contribuem para esse avanço. O Brasil é referência mundial em biocombustíveis, com 15% de biodiesel e 30% de etanol misturado à gasolina”. “Somos um exemplo para o mundo”, completou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, abordou o leque de oportunidades propiciadas pela aprovação da Lei do Combustível do Futuro. “Os biocombustíveis representam o equilíbrio da balança comercial do agronegócio brasileiro, produzido através da soja, do milho, do etanol, que protagoniza o etanol no Brasil, e isso é muito importante para o equilíbrio da balança comercial brasileira. Mas, principalmente, a oportunidade que a gente vê a liderança do presidente Lula em mostrar para o mundo o potencial que o Brasil tem para descarbonizar o planeta”, frisou.

“Estamos demonstrando o potencial do biodiesel para o mundo! Começamos em Passo Fundo, onde tivemos na Rota o Dia da Indústria do Biodiesel, passamos por São Bernardo, no Dia da Indústria Automotiva, e hoje, fazemos uma parada obrigatória aqui em Brasília, mostrando para o Governo Federal a importância deste tema. Daqui a alguns dias, chegaremos a Belém, na COP 30, onde todos os países do planeta poderão ver de perto que estamos prontos para comandar a transição energética”, completou Battistella.

Participaram ainda da reunião o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra; o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz, Luiz Carlos Gomes de Moraes; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.

veja outros diários de bordo